• IDC Insights:

    IDC Insights assists manufacturing businesses and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues associated with design, development and distribution of goods across markets.

  • FINANCIAL

    IDC Financial Insights assists financial services business and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues facing the banking, insurance, and securities and investments industries.

  • MANUFACTURING

    IDC Manufacturing Insights assists manufacturing businesses and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues associated with design, development and distribution of goods across markets.

  •  GOVERNMENT 

    A IDC Government Insights assists Government and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues facing the Federal/Central and local/provincial Governments.

  •   ENERGY  

    A IDC Energy Insights assists energy businesses and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues facing the utility and oil & gas industries.

  •   HEALTH  

    A IDC Health Insights assists health businesses and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues facing the payer, provider and life sciences industries.

  •   RETAIL  

    A IDC Retail Insights assists retail businesses and IT leaders in making more effective technology decisions by providing insightful fact-based research and consulting services. Our global research analyzes and advises on business and technology issues facing the retail industry.

IDC Releases

Jun/12/2018

Mercado de PCs cresce 21,3% no primeiro trimestre de 2018



Mercado de PCs cresce 21,3% no primeiro trimestre de 2018

Preço mantido por fabricantes e varejistas desde o final de 2017 impulsiona o setor

 

São Paulo, 12 de junho de 2018 – Assim como no ano passado, o mercado brasileiro de PCs continua aquecido. Entre os meses de janeiro e março de 2018, foram comercializados 1,34 milhão de equipamentos, ou seja, 21% a mais do que o registrado no mesmo período de 2017, quando foram vendidas 1,1 milhão de máquinas. Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Em receita, os PCs movimentaram R$ 3,01 bilhões, 22,6% a mais do que no primeiro trimestre de 2017, quando os equipamentos geraram R$ 2,51 bilhões.

“Normalmente, no primeiro trimestre há queda nas vendas de PCs. Este ano, como não houve aumento significativo do dólar no período, fabricantes e varejistas conseguiram manter os mesmos preços de 2017, o que explica o movimento de vendas favorável, Wellington La Falce, analista de pesquisa da IDC Brasil.

De acordo com o estudo da IDC, o destaque do mercado de PCs entre os meses de janeiro e março de 2018 foram os notebooks, que responderam por 69,3% das vendas, enquanto os desktops representaram 30,7%. Outro dado apontado pela IDC refere-se à venda de equipamentos por setor: o segmento corporativo cresceu 24% em relação ao primeiro trimestre de 2017, com 485 mil equipamentos vendidos, contra 340 mil no ano passado, e as vendas para o consumidor final cresceram 19,4%, passando de 716 mil em 2017 para 855 mil em 2018. Já o tíquete médio sofreu retração de 1,4% no primeiro trimestre de 2018 quando comparado ao mesmo período de 2017, chegando ao valor de R$ 2.245, ante R$ 2.277 no ano passado.

Para este ano, a expectativa da IDC é de que o mercado cresça 5% em relação ao ano de 2017. “Fabricantes e varejistas devem realizar ações para que o consumidor adiante suas compras durante este ano, já que há muitas incertezas em relação à 2019 que podem impactar no poder de compra do consumidor”, finaliza.

 

Acompanhe a IDC no LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/IDC-Latin-America/

 

Sobre a IDC

A International Data Corporation (IDC) é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.

Com mais de 1.100 analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendências e oportunidades em tecnologia e indústria em 110 países.

A análise e o conhecimento da IDC ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais.

Fundada em 1964, a IDC é uma subsidiária da IDG, a principal empresa de tecnologia, pesquisa e mídia de eventos do mundo.

Para saber mais sobre IDC, visite www.idc.com e www.idclatin.com.

 

Informações para a imprensa:

Rosa Arrais Comunicação - Tel.: (11) 3672-3531

Rosane Gomes – ramal 21 ou (11) 95318.4937 – rosane@rosaarrais.com.br

Fernanda Santos – ramal 19 ou (11) 95316.9381 – fernanda@rosaarrais.com.br